quinta-feira, 29 de junho de 2017

Enem 2017- Série REDAÇÃO

Oii Galera tudo bem? Bom o post de hoje é de uma série temporária aqui do blog para ajudar quem vai prestar o ENEM, algum vestibular ou alguma coisa que precise de redação. Nós vamos estudar juntos, eu ajudo vocês e vocês me ajudam. Eu não vou prestar o ENEM esse ano mas sei que tem muitas pessoas que irão e não sabem como fazer fazer a redação por isso decidi criar a série. Ela será postada somente até o ENEM ( lembrando que o ENEM será realizado nos dois domingos dia 5 e 12 de novembro) e até lá vou intercalando os post normais do blog com os das séries.

E agora ficou decidido para facilitar e ter postagens quase todos os dias a Série de Carros e a Série Quero Conhecer serão postadas semanalmente, e haverá mais duas séries muito legais que são para descontrair a Série Livros que será postada mensalmente e a Série Filmes/Séries que ainda não tem definição no cronograma fora os posts normais. Eu estou planejando muito mais coisas legais para o blog e que sairão em breve mas vamos para o post de hoje...

O post de hoje é só um texto e algumas perguntas para desenvolver o lado de interpretação.

TRABALHO INFANTIL COMPROMETE 5,4 MILHÕES DE CRIANÇAS E JOVENS
QUASE A METADE NEM É REMUNERADA PELAS ATIVIDADES QUE EXERCE

O trabalho infantil, um dos mais graves problemas sociais do Brasil, diminuiu na última década, mas ainda compromete o desenvolvimento de 12,7% (em 2001) das pessoas na faixa etária entre 5 e 17 anos. Em 1992, eles eram 19,6%. Em termos populacionais, significa que 5,4 milhões de garotos e garotas exercem algum tipo de atividade produtiva, remunerada ou não.
Para quem não sabe, a lei brasileira não permite o trabalho para menores de 14 anos e só admite que as pessoas de 14 a 16 anos sejam empregadas como aprendizes.
Mas a realidade contradiz a regra. Do contingente de menores ocupados, quase um terço (1,83 milhão) trabalha o mesmo tempo que gente grande, cumprindo jornada integral, de 40 horas ou mais por semana.
O levantamento do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) confirma aquilo que todo mundo sabe: a maioria dos trabalhadores (45,2%) exerce atividades domésticas e o setor agrícola é a que mais absorve a mão de obra infantil: 43,4%.
Em um dado bastante assustador:41,2% não recebem nenhum salário pelo que fazem. Quando se trata de crianças na faixa de 5 a 9 anos, chega a 92% o volume daquelas que trabalham sem receber nenhuma remuneração.
Mesmo as que recebem salários tem de se contentar com pouco: 41,5% ganham até meio salário mínimo, e 35,5% de meio a uma salário, aponta o estudo.
Para a secretária executiva do Fórum Nacional de Preservação e Erradicação do trabalho infantil, Isa Oliveira, "as altas taxas de trabalho não-remunerado são uma evidência de que essas crianças trabalham com a família, que é o que prevalece no país".
Ela alerta, porém que "a criança também pode estar sendo explorada, junto com o resto da família, trabalhando na lavoura de cana ou em carvoarias. Se for num centro urbano, esse trabalho ode ser num lixão, em que as condições são as piores possíveis".
Além da injustiça social de exploração dessa mão-de-obra, agravada pela ausência de remuneração, o trabalho infantil traz uma consequência funesta: o afastamento da escola .
Os dados apontam que, entre crianças e adolescentes que trabalha, 80,3% frequentam a escola, enquanto essa taxa chega a 91,9% quando se trata daqueles que são obrigados a trabalhar.
(Folha de S. Paulo, 21/4/2013, Folhateen.)

1) O texto informa e comenta os resultados de uma pesquisa sobre o trabalho infantil em nosso país. No 1º parágrafo, além de informar, a jornalista também emite uma opinião sobre a pesquisa. Essa opinião consiste na ideia principal do texto, que é desenvolvida pelos parágrafos seguintes. De acordo com o primeiro parágrafo:

a) O trabalho infantil em nosso país aumentou ou diminuiu?

b) Qual é o ponto de vista expresso pela jornalista, que constitui a ideia principal do texto?

2) O parágrafo pode ser constituído de diferentes formas. Uma delas, a mais comum, é a declaração inicial. Esse tipo de parágrafo é introduzido por meio de uma afirmação, desenvolvida por ideias secundárias. Qual é a declaração inicial que abre o 1º parágrafo?

3) Outra forma de desenvolvimento de parágrafo bastante comum é a comparação. Observe no 3º parágrafo: que elementos são postos em comparação?

4) Outro tipo de desenvolvimento possível de parágrafo é o estabelecimento de relações de causa e consequência, como ocorre no 9º parágrafo. De acordo com esse parágrafo, que consequências o trabalho infantil produz?

5) Outro desenvolvimento de parágrafo é a alusão histórica. Nesse tipo de desenvolvimento, é comum se utilizar o passado para comprar com presente. No texto lido, há alusão histórica? Se sim, identifique-a.

6) Também são comuns os parágrafos desenvolvidos a partir de uma citação, ou seja, para fazer valer seu ponto de vista, o autor do texto utiliza o pensamento de uma autoridade ou de um especialista no assunto. Também pode se valer de dados de um órgão ou entidade que seja reconhecida na área.

a) No texto lido há a citação do pensamento de um especialista. Em qual parágrafo isso ocorre?

b) Que outro tipo de citação existe no texto? Identifique-a.

7) No último parágrafo, a autora estabelece relação entre criança/adolescente e escola.

a) A que conclusão ela chega?

b) Essa conclusão coincide com a ideia principal do texto, lançada no 1º parágrafo?












Respostas:

1) a) Diminui.

b) Sobre o trabalho infantil que deve acabar.

2) O trabalho infantil um dos mais graves problema sociais do Brasil.

3) As crianças não podem trabalhar, mas trabalham.
São crianças mas trabalham o mesmo tanto que gente grande.

4) O afastamento da escola.

5) Sim, no primeiro parágrafo (em 2001)... e Em 1992,...

6) a) Sim, no 7º parágrafo.

b) Sim, a citação do IBGE no 4º parágrafo.

7) a) A minoria frequenta a escola, enquanto a maioria é obrigada a trabalhar.

b) Sim, pois diminuiu, mas não acabou.