sábado, 22 de abril de 2017

SÉRIE QUERO CONHECER-ABADIA DOS DOURADOS-MG


Oii galera!!! Hoje o nosso post é da nova série do blog Quero Conhecer, que é sobre cidades e lugares do Brasil e de outros países. Vou começar por ordem alfabética pelo estado de Minas Gerais e depois os outros estados a série não terá dia para ser postada para não ficar marcada... e a Série de carros não será parada vem muitos carros lindos por ai... bora para o post!!!

Abadia dos Dourados-MG


É um pequeno município do estado de Minas Gerais, com cerca de apenas 6 992 habitantes.
A município foi fundada em 27 de dezembro de 1948. Sua fundação está ligada ao movimento de garimpeiros que chegaram ali por volta do séc. XIX, com notícias de jazidas de diamantes às margens do Rio Dourado e da fertilidade das terras. Junto com o garimpeiros vieram também lavradores e outros que se fixaram no local.

Localização no estado de Minas

Eles construíram casa enquanto suas atividades básicas (garimpo e agricultura) desenvolvia o povoado. Logo se ergueu a primeira capela dedicada a Nossa Senhora da Abadia, padroeira da cidade em virtude dos muitos milagres a ela atribuídos em Vila da Romaria.

Capela de Nossa Senhora da Abadia

O povoado se transformou em distrito em 1862 com o nome de Nossa Senhora d'Abadia e seu primeiro pároco foi o Padre Manoel Luís Mendes. Em 1880 houve alteração do nome para Abadia dos Dourados o qual permanece até os dias de hoje.
Mesmo com a evolução do local, ainda hoje a economia ainda se sustenta do garimpo e agricultura.
Em 1947 houve o desmembramento de Coromandel e a denominação como município, tendo como seu primeiro prefeito o médico Dr. Calil Porto.
Há sobre Abadia dos Dourados uma curiosa história digna de investigação. De acordo com Laerte Esteves dos Santos, Manoel Esteves dos Santos, bisavô de Laerte, fora conhecido de Tiradentes e viera de São João Del Rei para Abadia dos Dourados, e com ele trouxera as ditas "Carta de Tiradentes". Estas cartas estavam em um baú de metal que foi enterrado por volta de 1965, pelo avô do Sr. Laerte, em um local próximo a cidade. Os senhores Sebastião Vilela e Zico Esteves descobriram o local e esse fato porque a avó do Sr. Laerte estava presente quando o avô da mesma enterrou o bau.

Atualmente município tem a principal atividade econômica a agropecuária e a indústria ceramista, possuindo esta última quatro unidades de médio porte que absorvem apreciável mão de obra. A lagoa da represa de Emborcação, formada pelas águas represadas do rio Paranaíba é um dos mais importantes locais de turismo.

Rio Paranaíba


O relevo de Abadia dos Dourados é principalmente montanhoso e ondulado com poucas partes planas.
A altitude média é de 741m mas pode variar com a máxima de 989m em Serra Danta e mínima de 660m na Represa da Emborcação.
As temperaturas variam de 27,9 ºC à 14,8 ºC sendo a média anual de 20,7 °C.


O município tem dois eventos anuais importantes a Festa do Peão no final de maio e começo de junho e a Festa de Nossa Senhora da Abadia no mês de Agoto.

Festa do Peão

Cavalgada da Festa de Nossa Senhora da Abadia

Festa de Nossa Senhora da Abadia

Santuário Nossa Senhora da Abadia em Romaria

Festa do Boi em Palmito distrito de Abadia